O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) rejeitou um pedido do PSD e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), para tirar do ar críticas do pré-candidato à prefeitura pelo PT, o Lela. Foi a primeira derrota do prefeito na Justiça Eleitoral na pré-campanha.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Em sua rede social, o petista criticou a situação do transporte público da cidade e o atual prefeito. O PSD recorreu à Justiça pelo impulsionamento de conteúdo, que entende ser um ataque direto ao pessedista.
Tanto o Ministério Público quanto a Justiça consideraram que a crítica é inerente ao debate democrático, “sem extrapolar a liberdade de expressão, nem pedir voto”, afirmando ainda que “desaprovar o trabalho de um gestor não significa atacar a pessoa dele”.
Continua depois da publicidade
Em sua postagem nas redes, em maio, Lela criticou que as empresas de ônibus da Capital não pagaram os direitos de motoristas e cobradores após demissão.
– O prefeito não quer que ninguém estoure a bolha do Tiktok, onde Florianópolis é uma fantasia e tudo está bem. Ele tentou censurar nossa crítica, mas a Justiça negou – disse o petista.
Topázio e o PSD vão recorrer da decisão. A assessoria do prefeito diz que questiona o impulsionamento de conteúdo contra adversário político e afirma que essa conduta já foi considerada irregular pela Justiça Eleitoral.