Os resultados da testagem em massa feita pela prefeitura de Itajaí, na semana passada, apontaram que mais da metade dos casos positivos para o novo coronavírus são de pessoas que não tiveram nenhum sintoma de covid-19. O percentual de assintomáticos é de 55,6%, o que reforça a importância das regras de distanciamento e isolamento social para conter o avanço da doença.

Continua depois da publicidade

Enquanto não há vacina, nem medicamento com eficiência comprovada, frear a circulação do vírus é a melhor maneira de proteger os mais frágeis, segundo as autoridades de saúde. Mesmo sem sintomas, uma pessoa pode transmitir a covid-19.

Foram feitos ao todo 609 testes rápidos na primeira bateria. As testagens ocorreram no Centreventos, no centro da cidade. Do total, 97 testes apresentaram resultado positivo – o que equivale a 16%. Entre eles, 54 não tiveram sintoma algum. 

Esse modelo de testagem, chamado randômico, que foca na população em geral, e não apenas nos casos de pessoas com sintomas de coronavírus, é eficiente para indicar a prevalência da doença entre a população. No caso de Itajaí, a maior parte dos infectados são pessoas com 30 a 39 anos.

A testagem em massa se estendeu, a partir desta semana, para os bairros da cidade. Serão aplicados 2 mil testes. Essa ampliação poderá trazer novos resultados. Por enquanto, a prevalência de 16% de contaminação indica que cerca de 35 mil pessoas podem se infectar com o novo coronavírus na cidade.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​