A promessa de terceiras faixas na BR-101 Norte, no trecho entre Penha e Porto Belo — que inclui Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema — estará na proposta de obras prioritárias elencadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Nesta segunda-feira (20), a ANTT informou que vai protocolar o documento no Tribunal de Contas da União (TCU) em fevereiro.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A informação veio de uma reunião do deputado Federal Valdir Cobalchini (MDB), coordenador da Bancada Catarinense e do senador Esperidião Amin (PP) com o Diretor-Geral da ANTT, Rafael Vitale, e o relator do processo de repactuação das BRs 116 e 101, Felipe Queiroz.
A ANTT também comprometeu-se a enviar à Bancada Catarinense um relatório completo com as obras que serão executadas com prioridade no programa de repactuação do contrato da Arteris Litoral Sul.
Cobalchini ressaltou que o trecho Norte da BR-101 é hoje o principal desafio viário de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
— Os principais pontos de interesse incluem o maior desafio viário do estado: a BR-101 no trecho Norte, especialmente entre Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha. Reiteramos à ANTT a necessidade urgente de intervenções nessa área crítica, com foco em terceiras faixas, vias marginais, viadutos e passarelas. Saímos satisfeitos, pois agora temos prazos definidos.
O senador Esperidião Amin chamou atenção para a necessidade de inclusão do Morro dos Cavalos no pacote de obras prioritárias. A princípio, a solução para o trecho ficou elencada como “gatilho” no novo contrato, o ue dependeria de novas análises financeiras e novos reajustes de pedágio.
Leia também
Itajaí recorre a curioso modelo internacional para tentar resolver gargalo na BR-101