A temporada de verão começou sem monitoramento aéreo em Balneário Camboriú. O helicóptero Águia-07, da Polícia Militar, está há seis meses “baixado”, em manutenção. A expectativa é que retorne às atividades na próxima semana, se for concluído o conserto.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
Major Leandro Edison da Rosa, comandante do 3º Batalhão de Aviação da PMSC, diz que a aeronave teve muitos problemas detectados pela equipe de manutenção e muitos componentes precisaram ser substituídos. A maioria das peças é importada, e houve atraso na entrega.
Santa Catarina chegou a ter três dos quatro helicópteros Águia “baixados” em julho, para manutenção. As aeronaves de Joinville e Florianópolis passaram pelo conserto e voltaram à ativa nos meses seguintes, mas a de Balneário Camboriú seguiu inativa.
Os helicópteros da PM são chamados de multimissão, porque atendem, além de ocorrências de segurança pública, também emergências de saúde e fiscalizações ambientais. A aeronave de Balneário foi comprada no maior acordo ambiental já firmado com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O helicóptero custou R$ 8 milhões, pagos por construtoras da cidade que respondiam a uma ação por irregularidades na lei de transferência de potencial construtivo.
Continua depois da publicidade
Leia também
Chuvas em SC denunciam precariedade da BR-101 para o verão
Chuva forte causa alagamentos e deslizamentos em Balneário Camboriú e Itajaí