O ministro Osmar Terra esteve em Itajaí na manhã desta quarta-feira para formalizar a entrega de ônibus para programas de assistência social, e apresentou uma pequena palestra sobre as atividades do ministério. Terra abriu citado uma das polêmicas recentes envolvendo o governo federal, que foi a contestação de dados sobre a fome no Brasil. O ministro reiterou a posição do presidente Jair Bolsonaro, e negou que a fome seja um problema no país.
Continua depois da publicidade
– Nós temos recessão, temos desemprego, temos problema de moradia, mas fome não – afirmou.
Osmar Terra apresentou números de aposentadoria rural, benefício à pessoa com deficiência, o BPC, e do Bolsa Família. Disse que o governo investe R$ 202 milhões nesses projetos e que conseguiu zerar a fila por pedido de novos benefícios, por isso afirma que não há fome no Brasil.
O ministro diz que os dados de pobreza extrema brasileiro estão em 2,5%, segundo a FAO, órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura. Para o ministro, são números comparáveis a países desenvolvidos.
– Se pegar a estatística da FAO de 2019, vão ver que estamos no nível da Dinamarca, Suécia e Japão. Como não tem como medir (os 2,5%), estamos juntos. Estamos fora do mapa da fome.
Continua depois da publicidade
Osmar Terra entregou ônibus para projetos de assistência social para 10 cidades de Santa Catarina. Além de Itajaí, foram contemplados os municípios de Arroio Trinta, Florianópolis, Curitibanos, Itapema, Itapiranga, Navegantes, Tubarão, Videira e Xaxim.