Técnicos da Organização Panamericana de Saúde (Opas) estão em Santa Catarina para revisar e sugerir atualizações na matriz de risco do Estado e na atuação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes). A avaliação integra um acordo de cooperação do Estado com a Opas, que é o braço da Organização Mundial da Saúde nas Américas.

Continua depois da publicidade

> Florianópolis tem hospitais com UTIs lotadas e maior número de casos ativos de covid-19 em SC

A tendência é que o trabalho resulte em mudanças no mapa de classificação de risco, que é editado semanalmente pelo Estado. Desde junho, quando foi lançado, o mapa já sofreu alterações nos indicadores. Cada região recebe uma cor, que indica a recomedação de uma série de ações aos municípios – a implementação, no entanto, não é obrigatória.

> Anderson: Em colapso, Oeste de Santa Catarina tinha sinais de saturação desde o final de 2020

A revisão de processos ocorre a pedido da superintendência de Vigilância em Saúde. O entendimento é que, quase um ano após o início do combate à pandemia no Estado, é preciso avaliar o que funcionou e o que precisa ser atualizado.

Continua depois da publicidade

> ​Se mantiver o atual ritmo, SC vai concluir vacinação contra o coronavírus em novembro de 2023

Os três técnicos que estão prestando consultoria ao Estado devem propor aperfeiçoamento dos indicadores que dão origem ao mapa de risco, e avaliar o plano de contingência estadual. As alterações propostas serão submetidas ao Coes antes de serem implementadas.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macario, diz que a parceria com a Opas não está relacionada à recente explosão de casos de Covid-19 no Oeste. A cooperação foi sugerida por ele ao assumir o cargo, em janeiro, e abraçada pelo secretário André Motta Ribeiro.

Além da gestão direta da pandemia, a parceria com a Opas prevê apoio em ações de preparação em vigilância e resposta às emergências. Os técnicos responsáveis pelo trabalho são especialistas em análise de dados e em emergência em saúde pública, e já atuaram de forma semelhante em outros estados. No Sul do país, prestaram apoio recentemente ao governo do Paraná.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade