Os primeiros resultados da tarifa zero animaram o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL). Em 15 dias, a utilização do transporte público aumentou 13%. Foram 21.980 passageiros no período, nas quatro linhas ativas. A prefeitura quer mais, e vai lançar uma campanha institucional para estimular a deixar o carro em casa. O próprio prefeito pretende passar a usar com regularidade o transporte coletivo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O comparativo do número de passageiros foi feito com o mes de março, último dado fornecido pela antiga operadora ao município. Naquele mês, a média foi de 1.364 passageiros por dia. Se considerados apenas os pagantes, o número cai para 883 passageiros diários. Em junho, desde a implantação da tarifa zero, a média é de 1.570 usuários por dia.
– Vamos continuar com a tarifa zero e aumentar a oferta. Não tem outro enfrentamento. Mobilidade é um dos principais fatores de qualidade de vida. Para isso, precisamos de uma mudança de cultura. O transporte público tem que ser atrativo – diz o prefeito.
Balneário Camboriú vai trocar apelido de “Dubai” para “Luxemburgo brasileira”
Continua depois da publicidade
O desafio de Balneário é convencer moradores e turistas a deixarem o carro em casa. Para isso, procurou-se dar “cara de Balneário Camboriú” à novidade, com uma frota nova, com ar condicionado e wi-fi disponível. Nos próximos dias começará a instalação de inovações tecnológicas nos pontos de ônibus, como totens de informações e o lançamento do aplicativo que permite acompanhar o ônibus em tempo real para todas as plataformas. Por enquanto, o app está disponível somente para Android.
Novas linhas também devem entrar em operação em breve, incluindo uma linha específica para ligar a zona turística ao Centro de Eventos, à margem da Br-101 – local onde são comuns as filas de carros. O projeto inclui ainda linhas transversais, em ônibus menores, para facilitar o acesso às chamadas linhas troncais, que ligam as grandes regiões do município.