As principais marcas que fabricam embarcações de lazer em Santa Catarina estão presentes no São Paulo Boat Show, o maior salão náutico indoor da América Latina, que termina nesta terça-feira (24) no SP Expo. Uma vitrine para o setor, e um termômetro para medir a força do Estado no mercado.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina já concentra o maior número de estaleiros no país, segundo Ernani Paciornik, presidente do São Paulo Boat Show. E responde por 40% da produção nacional. Se considerado somente o segmento de iates de luxo, o percentual é ainda maior, ultrapassando os 50%.

Itajaí e a região da Grande Florianópolis concentram a maioria dos estaleiros, boa parte deles atraídos ao Estado por incentivos fiscais. A última movimentação foi a transferência do estaleiro Sedna, de São Paulo, para Itajaí, concluída este ano.

O mercado náutico, afetado internamente pela crise no país, começa a reaquecer, na avaliação de Paciornik. A última edição do São Paulo Boat Show contabilizou 250 embarcações vendidas, com R$ 155 milhões em negociações diretas. A expectativa, para este ano, é de um incremento de 10% – o que deve ter reflexo para as marcas locais.

Entre as catarinenses presentes no evento estão Azimut, Armatti, Schaeffer Sedna e Fibrafort.

Continua depois da publicidade

Barcos

Fabricados em Itajaí, os iates Azimut 62 e Azimut 27 Metri estão entre os melhores barcos fabricados no país este ano. Venceram o Prêmio Bombarco nas categorias Luxo até 54 pés, e Iate acima de 65 pés.