O show de drones que marcará a despedida de 2023 em Balneário Camboriú levou a uma providência extra de segurança: fechar o espaço aéreo ao longo da orla, tanto para outros equipamentos semelhantes, quanto para o sobrevoo de helicópteros.
Continua depois da publicidade
Balneário tem sete helipontos homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), parte deles nos arranha-céus de luxo que contornam a Avenida Atlântica e arredores, onde é comum descerem helicópteros.
O sobrevoo de aeronaves já era proibido no momento da queima de fogos – mas, em anos anteriores, aeronaves costumavam passar pela orla antes da virada. E houve até irregularidades registradas.
Em 2019, a Anac interditou um helicóptero que fez um show pirotécnico “improvisado” sobrevoando a orla de Balneário Camboriú, no Réveillon, minutos antes da virada de ano. A Superintendência de Ação Fiscal da Anac entendeu que o registro da aeronave não permitiria esse tipo de atividade.
O espetáculo dos drones está marcado para 23h50min, antes da contagem regressiva para o ano novo. O show será o maior já feito com esse tipo de equipamento na América Latina, com mil equipamentos simultâneos. A operação será feita por Inteligência Artificial, por meio de um software. Uma multinacional chinesa é a responsável pela apresentação.
Continua depois da publicidade
Veja como é o show de drones: