A alta temporada de verão começou sem que a prefeitura de Itajaí tenha definido regras de ocupação da faixa de areia pelos estabelecimentos que atendem os banhistas. O resultado é que, na manhã desta quinta-feira (26), boa parte da Praia Brava – a mais movimentada da cidade – estava loteada pelos restaurantes e beach clubs.

Continua depois da publicidade

O problema é que, em plena alta temporada, Itajaí ainda não tem normativa válida que regulamente as atividades dos estabelecimentos na faixa de areia. Discussões entre diferentes setores da prefeitura, e a necessidade de adaptar as regras às exigências da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) atrasaram o processo.

No ano passado, por exemplo, a normativa foi emitida em novembro. As regras, editadas anualmente, estabelecem que cada bar ou restaurante pode deixar no máximo cinco kits de guarda-sol e cadeiras montados, à espera de clientes.

Imagens divulgadas pela Associação Comunitária da Praia Brava (AC Brava) mostram a dimensão dos excessos nesta terça-feira – em alguns estabelecimentos, mais de 40 kits vazios ocupavam espaço na faixa de areia.

Faltam regras para ocupação da faixa de areia
Faltam regras para ocupação da faixa de areia (Foto: Associação Comunitária da Praia Brava, Divulgação)

Normativa atrasada

O secretário de Planejamento, Rodrigo Lamin, diz que a normativa deve ser publicada depois da virada de ano, e que as regras serão similares às dos anos anteriores. Sem a norma, ele afirma que os comerciantes não poderiam sequer usar a praia.

Continua depois da publicidade

– Na prática não poderiam oferecer o serviço, porque estão em área pública. Como tivemos demanda específica nos últimos dias, com o Natal, ainda vamos fazer a fiscalização na praia.

Ele afirma que a situação é "complicada" nesta época do ano, e que falta "maturidade" aos comerciantes e aos denunciantes, que reclamam dos excessos, muitas vezes, sem identificar os estabelecimentos.

A fiscalização será feita por 16 agentes da Secretaria de Planejamento. Mas só começa em janeiro.

Até lá, será difícil encontrar um lugar ao sol.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​​