A presença do secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, o catarinense Jorge Seif Junior, na comitiva do Ministério do Turismo que participa da Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem dado o que falar. Empolgado com as belezas do Golfo Pérsico – e, aparentemente, com tempo na agenda – Seif tem publicado vídeos nas redes sociais em que não esconde o deslumbramento:
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
– Lógico que isso aqui, naturalmente, é um trabalho-passeio, né? Não adianta negar e ficar de sacanagem. Tu vem para um lugar desse, vê um lugar desse, é top demais — disse o secretário em uma live, publicada no fim de semana, em que apresenta o estande do Brasil na exposição.
Governo Bolsonaro já arrecadou R$ 61 bi em SC em 2021 e pode bater o próprio recorde
Seif tem dito que o objetivo de sua presença em Dubai é mostrar as potencialidades da pesca esportiva brasileira. Mas sobrou tempo para fazer graça com tubarões em uma praia. Vestido com uma camiseta com a bandeira do Brasil, em meio aos banhistas, o secretário divulgou um vídeo no domingo (3) dizendo que ensinaria os seguidores a identificar tubarões no mar – seu “animal predileto”.
Continua depois da publicidade
– Vou ensinar para vocês uma formula fácil. Quer saber se tem tubarão, faz o seguinte: molhou a mão na água, botou na boca, é salgada? Tem tubarão. Cuidado que o tubarão vai te pegar. Selva!
Sem dinheiro e foragido no México, Zé Trovão quer voltar ao Brasil
Na manhã desta segunda-feira (4), o secretário publicou um vídeo mostrando o interior de um palácio real em Dubai, onde a comitiva brasileira foi recebida. Sem dar detalhes, disse que participou de reuniões bilaterais com o ministro do Turismo, Gilson Machado, com o vice-presidente Hamilton Mourão, que integra a comitiva, e também que falou sobre o pescado brasileiro à Câmara de Comércio Árabe-Brasil.
Balneário Camboriú prepara maior Réveillon de SC com fogos de R$ 2,3 milhões
– 90% do frango que eles consomem é do Brasil. De pescado, praticamente zero é comprado do nosso país. Estamos modernizando para que o pescado seja tão forte quanto outras proteínas animais – afirmou, depois de mostrar uma mesa cheia de doces que fez parte da recepção ao governo brasileiro.
A coluna entrou em contato com Seif nesta manhã para questionar sobre detalhes da agenda. Ele disse que falaria a respeito, mas ainda não havia respondido até a publicação. Ao jornal O Globo, que questionou sobre a agenda oficial do secretário, o Ministério da Agricultura, que responde pela Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca, respondeu que o pavilhão do Brasil na Expo Dubai foi sobre a Amazônia, região que “tem na pesca uma atividade econômica relevante”. “O Secretário teve reuniões bilaterais com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, para fomentar a exportação de pescados com Emirados Árabes, e com a área de turismo de pesca esportiva”.
Continua depois da publicidade
Prefeito de Balneário Camboriú se reúne com xeique bilionário em Dubai
A comitiva do Brasil para a Expo Dubai – o maior evento com presença de público no mundo desde o início da pandemia – tem foco no turismo. Além de representantes do governo federal, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, que tinha agenda prevista em Dubai e Abu Dhabi, também “pegaram carona” nos compromissos da comitiva brasileira. O objetivo oficial da agenda é “promover o Brasil”.
O ministro do Turismo divulgou nas redes sociais encontros bilaterais com representantes do governo da Eslovênia e de San Marino, reuniões com empresários e apresentação no Fórum de Sustentabilidade Econômica na Amazônia. A Expo Dubai pretende atrair 25 milhões de visitantes em seis meses.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac