O secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, revelou nesta quarta-feira (21) que está se tratando de um câncer no intestino. A divulgação foi feita pelo perfil do secretário na rede social LinkedIn. Em um longo texto, ele diz que se submeteu a uma cirurgia na semana passada, e que está em recuperação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

“Outros passos ainda virão, mas tenho fé em Deus de que mais este gigante que se levanta contra mim irá se transformar em plateia para assistir uma grande vitória”, escreveu.

Até então, Cleverson mantinha discrição sobre a condição de saúde. Ele pediu férias para ausentar-se da Fazenda durante a recuperação – nesse período, a função é assumida pelo secretário adjunto, Augusto Piazza. A Secretaria informou que o retorno do titular é aguardado para os próximos dias, e que as agendas de Cleverson estão mantidas.

Cleverson Siewert, secretário da Fazenda:

Continua depois da publicidade

Veja a publicação do secretário na íntegra:

“Há cerca de uma semana passei por um procedimento cirúrgico bem complexo, mas que me traz uma nova chance de lutar, de viver. Ainda estou em recuperação, mas agora em casa e recebendo todo o cuidado e carinho da minha família – em especial, da minha esposa Fernanda a quem devo tudo e mais um pouco, como dizemos na cultura popular.

As últimas semanas não foram fáceis. Descobri um tumor neuroendócrino grau 2 no intestino delgado. Era pequeno, de três a quatro centímetros, mas o suficiente para acender o alerta e me fazer refletir durante muitos dias e muitas noites. Uma notícia que eu realmente não esperava receber. Mas que chegou junto com meu check up anual.

 Comecei o segundo semestre de 2024 fazendo os mesmos exames que faço todos os anos e que sempre me trouxeram resultados positivos. Este ano, porém, a coisa mudou. E a notícia me pegou totalmente desprevenido, caindo como algo novo, de difícil entendimento, no meu colo e na minha vida.

Continua depois da publicidade

Depois disso, ainda em julho, passei por vários entendimentos médicos, em várias cidades do país. Para não me afobar, mergulhei ainda mais no trabalho. Precisava fazer, cada vez mais, aquilo que é minha paixão. Mas enquanto as coisas iam bem na secretaria e no Governo de SC, confesso que as minhas condições de saúde me balançavam bastante. A incerteza das coisas, o não saber, é algo que nos tira do prumo.

Mas… está passando. E que bom que está passando. A cirurgia foi um sucesso e já passei da fase de adaptação e agora recuperação. Preciso continuar a descansar mais um pouco nestas férias forçadas antes de voltar com tudo à vida normal.

À minha segunda vida normal. Sou grato igualmente a todo suporte que tive aqui em Floripa – Dr. Sergio Brincas e toda equipe do Hospital Baía Sul e também Dr. Jeferson Diel, meu cirurgião e agora amigo orientador.

Outros passos ainda virão, mas tenho fé em Deus de que mais este gigante que se levanta contra mim irá se transformar em plateia para assistir uma grande vitória. E de que mais este desafio será um passo dado para o meu amadurecimento e convívio integral com Deus e minha fé.

Continua depois da publicidade

E fica a lição: exames de check up não devem ser menosprezados. Nem por mim, nem por todos que me leem aqui também. Espero que a minha experiência os inspire a não relativizarem a saúde e a cuidarem dela como o bem mais precioso que temos em nossas mãos”.