A “Pesquisa Nacional sobre Atitudes e Percepções sobre Maus-Tratos e Violência contra Crianças e Adolescentes no Brasil” será lançada nesta terça-feira (31) no Congresso Nacional, em um simpósio promovido pela deputada federal catarinense Ana Paula Lima (PT), secretária da Infância e Juventude na Câmara dos Deputados. A pesquisa procurou compreender o comportamento da população brasileira nos cuidados com crianças.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
O levantamento foi feito pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, organização dedicada à causa da saúde infantojuvenil no Brasil e o Instituto Galo da Manhã, que tem foco em direitos fundamentais, com apoio técnico da Vital Strategies Brasil. Sofia Reinach, gerente da área de Prevenção de Violências da Vital Strategies, explica que a pesquisa foi delineada para identificar comportamentos e práticas violentas que, muitas vezes, são confundidas com ações educativas.
– O estudo lança luz sobre um tema de extrema importância para a sociedade brasileira e fornece informações valiosas sobre a natureza, a extensão e as percepções sobre maus-tratos e violência que afetam crianças e adolescentes em todo o país – diz.
Polêmica aposentadoria de ex-governadores de SC volta à pauta do STF
Continua depois da publicidade
A deputada Ana Paula Lima diz que o momento é propício para discutir o assunto de forma aprofundada, diante da realidade nacional. Somente em Santa Catarina, 60 crianças de zero a 12 anos foram assassinadas entre 2016 e 2022, muitas delas dentro de casa.
– Este é um momento de extrema importância para avaliarmos nossa realidade e alinharmos passos cada vez mais efetivos para garantir a proteção das crianças e jovens brasileiros. Todos os anos cerca de 7 mil menores são assassinados no país, vítimas da violência doméstica ou urbana, um número alarmante.
SC tem “explosão” de empresas no ranking das maiores do Sul
O simpósio é realizado também em parceria com a Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal e o Instituto Galo da Manhã. Também será realizada uma discussão sobre as recomendações à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024.