Como adiantei na coluna na quarta-feira (9), o Governo do Estado publicará no sábado (12) o decreto que desobriga o uso de máscaras em Santa Catarina, inclusive em ambientes internos. Será uma edição especial exclusiva, para marcar dois anos de combate à pandemia. O decreto terá efeito imediato.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O governador Carlos Moisés (Republicanos) publicou um vídeo nas redes sociais, no fim da tarde, confirmando a data. Na mensagem, falou que o índice de vacinação dá segurança para retirar as máscaras e disse que a proteção, hoje obrigatória, será transformada em recomendação. A informação também foi confirmada ao colega Raphael Faraco pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, durante entrevista no programa CBN Hub, na rádio CBN Diário.

Mais cedo, a vice-governadora Daniela Reinehr (PL) publicou em suas redes que o decreto sairia na sexta-feira, com efeitos a partir de sábado. A informação, no entanto, foi desmentida pelo governo – e a postagem foi apagada.

Continua depois da publicidade

Mensagem 

A área técnica da Saúde concorda que o momento permite tornar as máscaras uma medida recomendada, e não mais obrigatória. Mas há um entendimento, internamente, de que a mensagem a ser levada à população precisa ressaltar que as máscaras são uma medida eficaz de proteção, e que podem ser exigidas novamente caso os números da pandemia voltem a subir e sejam necessárias medidas restritivas.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

Pico de casos de Covid em SC no início do ano traz dúvidas sobre dispensa de máscaras

SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel​

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Balneário Camboriú tem “disputa” de Cristiano Ronaldo e xeiques árabes por cobertura de R$ 50 milhões

Continua depois da publicidade