Santa Catarina é o estado com a menor relação candidato por vaga do país no concurso público para recenseador do IBGE, que ocorre no próximo domingo (10). São 6.761 vagas abertas e 5.899 candidatos inscritos – o que significa que a concorrência é de 0,87 candidato por vaga. A média nacional é de 1,9.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O cargo de agente censitário supervisor será mais concorrido: 4.382 candidatos disputarão 902 colocações, uma proporção de 4,86 por vaga. Ainda assim, é bem menor que a média nacional, de 11,39 candidatos por vaga.
Na análise do IBGE, o bom índice de empregabilidade no Estado reduziu o interesse pelas vagas. De acordo com dados do próprio órgão, o índice de desocupação em Santa Catarina, no último trimestre de 2021, era de 4,3%. Desde 2012, quando o IBGE passou a divulgar a PNAD Contínua, o resultado do Estado é o melhor do país.
Por que os caças Gripen da Força Aérea Brasileira viajam a SC em navios
Continua depois da publicidade
Roberto Gomes, chefe do IBGE em Santa Catarina, disse que a falta de candidatos a recenseador não atrapalhará a coleta de dados. O órgão avalia a abertura de um novo processo seletivo para aumentar o número de trabalhadores no Censo 2022 no Estado.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça
Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses
Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula
“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar em SC