Santa Catarina é o estado com a menor relação candidato por vaga do país no concurso público para recenseador do IBGE, que ocorre no próximo domingo (10). São 6.761 vagas abertas e 5.899 candidatos inscritos – o que significa que a concorrência é de 0,87 candidato por vaga. A média nacional é de 1,9.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O cargo de agente censitário supervisor será mais concorrido: 4.382 candidatos disputarão 902 colocações, uma proporção de 4,86 por vaga. Ainda assim, é bem menor que a média nacional, de 11,39 candidatos por vaga.

Na análise do IBGE, o bom índice de empregabilidade no Estado reduziu o interesse pelas vagas. De acordo com dados do próprio órgão, o índice de desocupação em Santa Catarina, no último trimestre de 2021, era de 4,3%. Desde 2012, quando o IBGE passou a divulgar a PNAD Contínua, o resultado do Estado é o melhor do país.

Por que os caças Gripen da Força Aérea Brasileira viajam a SC em navios

Continua depois da publicidade

Roberto Gomes, chefe do IBGE em Santa Catarina, disse que a falta de candidatos a recenseador não atrapalhará a coleta de dados. O órgão avalia a abertura de um novo processo seletivo para aumentar o número de trabalhadores no Censo 2022 no Estado.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça​​

Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses​

Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula

“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar em SC