As eleições municipais do ano que vem serão comandadas por uma mulher em Santa Catarina. A desembargadora do Tribunal de Justiça, Maria do Rocio Santa Ritta, foi eleita por aclamação para presidir o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) em 2024. É a segunda vez na história de SC que uma mulher estará à frente da Corte Eleitoral.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A primeira foi a desembargadora Thereza Grisólia Tang, que comandou o TRE em 1986 e colecionou pioneirismos ao longo da carreira na magistratura. Foi uma das primeiras mulheres a se tornarem juízas no Brasil, em 1954. Foi também a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
O vácuo de 40 anos as duas únicas mulheres a presidirem o TRE salta aos olhos no momento em que a falta de representatividade feminina nos espaços de poder está em pauta. O próprio Judiciário tem buscado soluções que ampliem a equidade nos tribunais.
Justiça do Trabalho amplia acesso de mulheres ao cargo de desembargadora em SC
Continua depois da publicidade
A desembargadora Maria do Rocio Santa Ritta afirmou, em seu primeiro discurso após a eleição do TRE, que nunca se sentiu preterida por ser mulher. Mas reconheceu que esta não é uma realidade em muitos espaços – inclusive, e especialmente, na política. Se olharmos apenas para a Alesc, por exemplo, o Estado tem hoje um dos menores números de parlamentares mulheres no Brasil.
A Justiça Eleitoral tem se engajado em programas e ações que estimulem as mulheres à política partidária. Para além das cotas mínimas de candidaturas femininas, isso passa pelo financiamento das candidatas pelos partidos, para que elas sejam efetivamente viáveis, e pela garantia de um ambiente seguro e respeitoso.
A violência política de gênero é uma preocupação nos Tribunais Eleitorais. Responsável pela Ouvidoria da Mulher no TRE para as próximas eleições, a desembargadora federal Ana Blasi disse em um encontro na Alesc, promovido pela Bancada Feminina, que as denúncias de violência de gênero não passarão em branco – e apelou para que elas sejam denunciadas, e as vítimas acolhidas.
Maria do Rocio Santa Ritta é eleita para comandar o TRE:
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Governo troca presidente da Fundação Catarinense de Cultura “por engano”
Palavra trocada em projeto causa briga entre deputados em SC e pode ter impacto milionário
Bairro com mais imóveis vendidos no Litoral de SC não fica na praia
Faltam hotéis em praia “queridinha” de SC que receberá mais de 1,3 milhão de turistas