O levantamento preliminar sobre os presos em Brasília após o atentado à democracia e a invasão das sedes dos três poderes aponta que há pelo menos 84 catarinenses detidos. As autuações pela Polícia Federal foram finalizadas na quarta-feira (13).
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
Com exceção das mais de 600 pessoas que foram liberadas por questões humanitárias, como idosos e doentes, todos os demais presos foram encaminhados a prisões no Distrito Federal, onde estão separados dos demais detentos – blocos inteiros foram esvaziados para recebê-los.
Vereadora de SC está entre presos por atentado em Brasília
Desde o início da semana os presos passam por audiências de custódia, em que o juiz avalia se podem responder em liberdade ou se permanecerão atrás das grades. Ainda não há informações sobre quantos catarinenses já passaram por audiência.
Continua depois da publicidade
Dos quatro defensores públicos estaduais que acompanhavam os presos de SC, apenas um permanece em Brasília – uma defensora que já atua na capital federal, nas instâncias superiores de Justiça. A expectativa é que o relatória da Defensoria Pública Estadual sobre os presos catarinenses saia na próxima segunda-feira (16).
Leia mais
PF vai indiciar cerca de mil golpistas, que serão levados a presídio em Brasília
Quais os crimes praticados na invasão golpista em Brasília, segundo especialistas
Catarinenses que participaram de terrorismo em Brasília já foram identificados