O Ranking de Competitividade dos Estados trouxe novamente Santa Catarina em segundo lugar no país, atrás apenas de São Paulo. Mas foi o crescimento do Estado em um indicador específico o que chamou atenção: SC teve o melhor resultado do Brasil em Capital Humano, subindo 23 posições em relação ao ranking anterior. Significa que SC tem o melhor cenário de todo o país em relação à mão de obra.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O pilar Capital Humano avalia o nível educacional da mão de obra, aspectos ligados à inserção no mercado de trabalho e os impactos sobre a produtividade da economia. Santa Catarina se destaca, por exemplo, na quantidade de trabalhadores com Ensino Superior e na entrada de jovens no mercado de trabalho.
O crescimento vertiginoso do Estado nesse indicador também ocorre porque, desta vez o pilar de Capital Humano passou a considerar Formalidade do Mercado de Trabalho, Inserção Econômica e Inserção Econômica dos Jovens, itens que anteriormente eram avaliados dentro do pilar de Sustentabilidade Social. Além disso, foram incluídos dois novos indicadores: Subocupação por Insuficiência de Horas Trabalhadas e Desocupação de Longo Prazo.
Rede de hotéis dos EUA está de malas prontas para desembarcar em SC
Continua depois da publicidade
Com um dos menores índices de desocupação de pais, SC “nada de braçada” nesses indicadores na comparação com outros estados. O Observatório da Fiesc divulgou que o índice de desemprego em Santa Catarina é o menor dos últimos nove anos. De abril a junho, caiu de 3,9% para 3,5%. Outro fator que colabora positivamente é o índice de informalidade, que está bem abaixo da média nacional. Enquanto o país como um todo tem 39% de trabalhadores informais, SC tem 26% de trabalhadores sem carteira assinada.
Como imóveis em Balneário Camboriú valorizaram 70% em quatro anos
O cenário positivo é reflexo da economia diversificada do Estado, aliada à qualificação profissional. O melhor Capital Humano do país é um diferencial importante para o Estado para garantir a atração de novos investimentos – e será fundamental para o novo momento fiscal, quando entrará em vigor a Reforma Tributária.
Com o imposto único, os estados não competirão mais em incentivos fiscais, e vai se sair melhor quem oferecer melhores condições para as empresas. Junto com infraestrutura, qualidade da mão de obra é um fator fundamental.
Segurança
Outro destaque de competitividade de Santa Catarina é a Segurança Pública. O Estado manteve neste ano o primeiro lugar no indicador, que está entre os que mais “pesam” na classificação do ranking. O entendimento é que a Segurança Pública reage de acordo com o funcionamento das instituições do Estado – e está diretamente ligada ao índice de desenvolvimento. SC confirma que, quanto maior a empregabilidade, menor a violência.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Como é a proposta de Jorginho para reduzir desconto de 14% dos aposentados
Nova atração em Itapema promete onda de valorização imobiliária
Imóveis em SC valorizam até quatro vezes mais que a média nacional
Estaleiro que constrói navios bilionários da Marinha em SC é premiado