Um novo levantamento da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive), com dados desta segunda-feira (12), aponta mais de 85 mil “fujões” em Santa Catarina – pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e, portanto, não concluíram a imunização. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

São ao todo 85.629 doses em aberto – 25% a mais do que no último levantamento, do dia 29 de junho. A maioria dos faltosos são pessoas que tomaram a vacina Coronavac: 47.026 deixaram de retornar ao posto de saúde. Outras 38.603 não tomaram a segunda dose da AstraZeneca quando deveriam.

Não há dados sobre a Pfizer porque as primeiras doses foram recebidas em maio, e a segunda dose, para quem recebeu essa vacina, só vence a partir de agosto.

Juiz que deu bronca a favor da máscara morre vítima de Covid em Criciúma

Continua depois da publicidade

A abstenção da segunda dose preocupa a Secretaria de Estado da Saúde, porque a vacinação incompleta não garante proteção total contra a Covid-19. É fundamental retornar para finalizar o ciclo de imunização.

Criação de cartórios e tabelionatos em Santa Catarina vai parar no STF

O prazo para segunda dose da Coronavac é de 28 dias. Para a Pfizer, de 12 semanas. O Estado reduziu o período de segunda dose da AstraZeneca para 10 semanas – a medida foi tomada por vários estados no país, em resposta ao risco de circulação da variante Delta, considerada mais transmissível.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais:

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Vídeo mostra o acidente fatal com time de futsal na BR-376; veja

Policial rodoviário de SC morre aos 56 anos vítima da Covid-19 no Alto Vale

Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense

Jovem fez alerta para amiga antes de ser morta em Hotel: “Guri estranho”

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid