A Secretaria de Estado da Saúde recebeu da Fiocruz, na noite de segunda-feira (9), a confirmação de mais 25 testes positivos para a variante Delta do novo coronavírus em Santa Catarina. Com isso, já são 36 casos confirmados, em 20 cidades.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Estão na lista as cidades de Araquari, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Garopaba, Itajaí, Joinville, Mafra, Penha, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São Joaquim e São José (veja detalhes na tabela abaixo).
Com variante Delta em SC, não é hora de baixar a guarda
Por enquanto, quatro contaminações são consideradas autóctones, de transmissão local. São três em Joinville, e uma em Balneário Piçarras. Outros sete casos são considerados importados, e os demais (25) seguem em investigação quanto ao local de contaminação.
Continua depois da publicidade
As amostras foram enviadas à Fiocruz por meio do programa de vigilância genômica, que inclui casos suspeitos por contato com a variante e outros testes que são escolhidos aleatoriamente. Os resultados apontam para a presença da Delta em praticamente todas as regiões do Estado.
Fiocruz alerta sobre patamar “extremamente grave” de síndrome respiratória em SC
A Foz do Itajaí-Açu, que tem 11 municípios, é a região com mais cidades na lista de casos confirmados. São sete testes positivos para variante Delta, em seis cidades – Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí e Penha.
Em nota, a Superintendência de Vigilância em Saúde alerta para a importância da vacinação e de manter os cuidados básicos, como uso de máscaras e distanciamento social, mesmo entre os já imunizados. Por enquanto, o Estado não aponta mudanças na estratégia de enfrentamento, como novas restrições.
Com casos em queda e mudança de perfil nas mortes, SC se preocupa com variante Delta
A variante Delta é considerada mais “eficaz” na transmissão, o que faz com que se torne prevalente com muita rapidez. Em países como os Estados Unidos, que avançaram significativamente na vacinação, a presença da variante é apontada como razão para novo aumento no número de pessoas infectadas, e de internações.
Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
O que falta para levar Pazuello à cadeia?
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados