A OAB/SC vai reunir as cinco mulheres que presidem Seccionais no País no painel de abertura da 8ª Conferência Estadual da Mulher Advogada Catarinense, que inicia em Florianópolis nesta quinta-feira (29), às 19h, com 650 participantes e inscrições esgotadas desde meados de fevereiro. Além da presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, iniciarão os debates a presidente das Seccionais de São Paulo, Patricia Vanzolini, do Mato Grosso, Gisela Cardoso, da Bahia, Daniela Borges, que estarão presencialmente, e do Paraná, Marilena Winter – que participará de forma on-line.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Balneário Camboriú e região por WhatsApp
A conferência é o maior evento jurídico voltado à mulher advogada no Estado e terá, ainda, um dia todo de paineis na sexta-feira, dia 1° de março, com início às 9h.
– Os temas são plurais, inclusivos e vanguardistas, e ressoam não apenas para a mulher advogada, mas as mulheres da sociedade como um todo. Será um evento para fazer história, feito e pensado por mulheres e para mulheres, com importantes lideranças femininas, mostrando nossa união e como é grande nossa representatividade – diz Cláudia.
Dentre os temas em debate no evento, letramento racial, direito das mulheres com deficiência, o papel da OAB na garantia dos direitos LGBTQIA+, longevidade, envelhecimento feminino e advocacia 60+, ética na advocacia, advocacia do futuro com inteligência artificial e novas tecnologias, participação da mulher na política pública, partidária e institucional, dentre outros.
Continua depois da publicidade
A programação será desenvolvida de forma simultânea em três espaços na sede da OAB/SC: no auditório e no plenário da Seccional, e na Escola Superior de Advocacia (ESA). Tratará, ainda, de temas relacionados aos diferentes ramos do Direito, além de ensino jurídico, rede de proteção e saúde da mulher. O objetivo da conferência é propiciar o desenvolvimento da mulher advogada, promover a integração e a disseminação de conhecimento, e o seu desenvolvimento profissional, incentivando que mais mulheres ocupem lugares de liderança na sociedade.
Ampliação da presença feminina
A OAB/SC tem hoje a primeira advogada exercendo a sua presidência em 91 anos de história: Cláudia Prudêncio está no seu terceiro ano de mandato (2022/2024), depois de ter sido também presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (2019/2021), sendo eleita para ambos os cargos.
Nos últimos anos, a participação feminina tem sido crescente na Ordem. Na atual diretoria da Seccional estão também Maria Teresinha Erbs, Secretária-Geral, e Caroline Rasmussen, Tesoureira-adjunta. O Tribunal de Ética e Disciplina também tem sua primeira presidente em toda a história da Seccional, a advogada Luciane Mortari.
A OAB/SC tem ao todo 47 mulheres presidentes de Comissões e 20 mulheres como Conselheiras Estaduais. Nos quadros dos colaboradores da Seccional, Subseções e salas do Fórum, a maioria também é feminina.
Continua depois da publicidade