A confusão com o horário de chegada das doses não foi o único problema com a logística de entrega das vacinas infantis em Santa Catarina na última sexta-feira (15). Uma das caixas recebidas pelo Estado tinha embalagens de vacina em contato direto com gelo seco, em desacordo com as regras estabelecidas pelo próprio Ministério da Saúde para esse tipo de transporte.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Uma foto feita no momento da entrega, que foi divulgada no fim de semana pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra as condições em que essas doses chegaram ao Estado. O problema ocorreu em apenas uma das caixas, e levou a Secretaria de Estado da Saúde a analisar as condições das vacinas. Como a temperatura estava mantida, nenhuma dose se perdeu. Mesmo assim, o Estado comunicou ao Ministério da Saúde sobre a desconformidade de transporte e sobre o desencontro de informações na chegada das doses.

> Governo Bolsonaro indicou aos estados que deixaria vacinas de crianças na metade do caminho

> Trapalhada com entrega de vacinas coroa descaso do Ministério da Saúde com crianças

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde soube que as vacinas não estavam no voo previsto quando o avião já estava em procedimento de pouso, às 8h40min. Um ofício do Ministério da Saúde informou que o horário havia sido alterado para 14h – mas o carregamento chegou antes, por volta de meio-dia, quando não havia nenhum responsável para receber as doses. ​

Além de Santa Catarina, os estados do Paraná, Pernambuco e Paraíba também registraram problemas semelhantes, com atrasos e confusão na logística de entrega.

O transporte das vacinas infantis é feito pela empresa IBL, que foi contratada em dezembro pelo Ministério da Saúde, com dispensa de licitação, por R$ 62 milhões para um período de 12 meses. Segundo apuração da Folha de S. Paulo, a IBL não tem experiência em transporte de vacinas.

A empresa faz somente o transporte das doses pediátricas. O restante é feito pela VTC Log, que foi indiciada pela CPI da Covid, no Senado.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

Caravelas-portuguesas invadem Litoral Norte de SC; espécie é mais perigosa que água-viva

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões