O governador Jorginho Mello (PL) prepara-se para recepcionar os governadores das regiões Sul e Sudeste na reunião do Cosud, que começa nesta quinta-feira (21) em Florianópolis. Considerado o peso econômico, o encontro é a versão brasileira do G20, que ocorre nesta semana no Rio de Janeiro e reúne os maiores líderes mundiais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por WhatsApp
No G20 estão reunidas as maiores economias do planeta, que respondem por 85% do PIB mundial. No Cosud, que ocorrerá no resort Costão do Santinho, os sete estados reunidos correspondem a 70% do PIB nacional.
Confirmaram presença os governadores Tarcisio Freitas (SP), Claudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES) e Ratinho Junior (PR). Apenas o governador gaúcho, Eduardo Leite, não estará presente. Será representado pelo vice, Gabriel Souza.
Republicanos mira nos dissidentes do casamento com PL de Jorginho em SC
Continua depois da publicidade
Como a coluna adiantou em primeira mão na semana passada, um dos principais assuntos em debate será a segurança pública, incluindo a posição conjunta dos estados sobre a PEC da Segurança e uma proposta de compartilhamento de informações de inteligência, para enfrentar o avanço das facções criminosas.
Outro assunto no topo da lista são as ações de Defesa Civil e prevenção de desastres. A maioria das reuniões ocorre na sexta-feira (22), a portas fechada. Os governadores permanecerão em Florianópolis até a manhã de sábado (23).