Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), firmaram acordo de cooperação técnica para atuar em conjunto em ações relacionadas ao meio ambiente. A assinatura ocorreu durante a COP 27, na cidade de Sharm el Sheikh, no Egito.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Uma união de forças nesse sentido era um dos objetivos do governador Carlos Moisés (Republicanos) para a Conferência. O acordo entrará em vigor assim que for publicado no Diário Oficial de Santa Catarina, o que deve ocorrer nos próximos dias.

SC está em busca de investimentos internacionais na COP 27

Uma das finalidades do acordo, conforme o documento, é “envidar esforços necessários para o fortalecimento da cooperação institucional entre as partes, no intuito de incluir a variável climática nos processos decisórios das ações nas Unidades Federativas signatárias, por meio de sistema de informações e do compartilhamento das bases de dados e de conhecimento para inovação e boas práticas”.

Continua depois da publicidade

O documento é assinado pelos gestores do Codesul, o catarinense Gustavo Salvador Pereira e a gaúcha Michele Petry, e secretários de meio ambiente e assuntos relacionados dos quatro estados.