Santa Catarina é o quinto estado no Brasil que mais registrou ocorrências de infração à Lei Seca no trânsito entre 2008 e 2023. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão do governo federal ligado ao Ministério dos Transportes. A pesquisa marca os 15 anos de vigência da legislação que estabeleceu “tolerância zero” quem dirige embriagado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Durante este período, foram registradas no Brasil ao todo 1.015.570 autuações por autoridades municipais, estaduais e federais. Ao longo desse tempo 1,5 milhão de motoristas recusaram o teste do bafômetro, um índice 50% maior – o que acende um alerta de preocupação.
O estado com mais infrações, de longe, é Minas Gerais, com 187 mil em 15 anos. Em seguida vêm São Paulo (162 mil), Paraná (83 mil), Rio Grande do Sul (63 mil) e Santa Catarina, com 56 mil ocorrências.
Como ficaram os proprietários de terras de SC envolvidos na ação do marco temporal
Continua depois da publicidade
Santa Catarina tem também uma das cidades no país com mais registros de embriaguez ao volante. Blumenau é a oitava no Brasil, com 3,8 mil ocorrências.
A conclusão do estudo aponta para a necessidade de intensificar e melhorar a fiscalização em todo o Brasil. Por um lado, o maior número de registros aponta para um maior esforço em identificar e autuar a embriaguez ao volante. Por outro, indica que muitos motoristas no Estado seguem dirigindo alcoolizados, colocando a própria vida, e a de terceiros, em risco.
Leia mais:
Como PT e PL foram parar no mesmo lado em processo que pode cassar Jorge Seif
Herdeiro que vendeu última casa de madeira de Balneário Camboriú diz que “foi bem aproveitada”