A ajuda de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul vai além das questões de socorro e humanitárias. O Estado está prestando apoio em planejamento e logística onde o governo gaúcho tem dificuldades até para receber ajuda no momento.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A informação é do secretário de Estado de Planejamento, Edgar Usuy, que tem mantido contato com a secretária de Planejamento gaúcha, Daniele Calazans, para prestar apoio.
A parceria entre os dois estados foi ampliada pela criação do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste, o Cosud, que reúne sete estados. A ações integradas de Defesa Civil foram assunto ainda no mês passado, em uma das últimas reuniões entre os governadores.
Equipes de SC resgatam mais de 2 mil pessoas e 280 animais no RS
Continua depois da publicidade
Isso facilitou a chegada de auxílio para os gaúchos. Assim como Santa Catarina, estado mais próximo, São Paulo também conseguiu mobilizar rapidamente ajuda para o Rio Grade do Sul. O secretário de Planejamento diz uqe a ideia é trabalhar no futuro com o fortalecimento do compartilhamento de dados:
– Vários cenários estão sendo discutidos, principalmente na prevenção, como o compartilhamento dos dados dos equipamentos de monitoramento, como radares, antenas, o que já acontece e está sendo mais integrado ainda desde o Cosud RS, onde eu o o Secretário Fabiano (da Defesa Civil) colocamos essa nossa estrutura à disposição.
VÍDEO: Parte de represa rompe no RS e cidade registra alagamento histórico; água ultrapassa cintura