Todos os 11 países da América do Sul passaram a comprar mais produtos com origem em Santa Catarina. No acumulado de 12 meses encerrado em junho, o Estado exportou quase US$ 2,47 para os “vizinhos” – um aumento de 41% em relação aos 12 meses anteriores. Os dados são do Ministério da Economia.
Continua depois da publicidade
Argentina e Chile, que são os maiores parceiros comerciais na região, aumentaram em 48% e 46% as importações de Santa Catarina, respectivamente. As maiores altas foram registradas na Colômbia e Venezuela, cada um com incremento de 62%. Mesmo na Bolívia, país que menos intensificou as compras de empresas catarinenses, a alta foi de 19%.
Com exceção de Suriname, que concentra suas importações em carnes e miudezas de frango, todos os demais países sulamericanos têm uma pauta de importações bastante diversificadas na relação comercial com SC.
O Estado também segue ampliando presença em outros mercados importantes das Américas. Canadá, Estados Unidos e México aumentaram as importações de Santa Catarina em 58%, 41% e 39%, respectivamente.
Continua depois da publicidade