O Governo de Santa Catarina cederá ao estado de São Paulo o código-fonte do Sigef, o Sistema de Panejamento e Gestão Fiscal que foi desenvolvido em SC e é considerado um dos melhores do Brasil para gerenciamento das contas públicas. O pedido foi feito pelo governador Tarcísio Freitas (Republicanos), e a formalização ocorrerá durante o encontro do Cosud, o consórcio de governadores do Sul e Sudeste, que começa nesta quinta-feira (21) em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O Sigef foi desenvolvido ainda no primeiro governo Luiz Henrique, e desde então recebeu uma série de atualizações, segundo a Secretaria da Fazenda. Operado pelos Auditores Estaduais de Finanças Públicas, é usado em todos o poderes e órgõs do Estado no acompanhamento de despesas e receitas, gestão da dívida pública, controle de contratos e planos de investimento. Foi apontado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como um dos mais modernos e eficientes do país.

O pedido de Tarcísio foi feito ao Grupo de Gestores das Finanças Estaduais, que reúne representantes de todos os estads e do Disitrito Federal. O grupo apontu o sistema de SC como o mais qualificado para utilização no sistema integrado de execução orçamentária, que será usado como base para o comitê dos estados na Reforma Tributária.

SC receberá o “G20 brasileiro”

Continua depois da publicidade

Atualmente, já usam o sistema catarinense os estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal, além das prefeituras de Salvador (BA), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Teresina (PI) e Jequié (BA).

Leia também:

Tribunal dá prazo para Lula e Hang entrarem em acordo em SC

Secretário de Topázio será “número dois” na Casa Civil de Jorginho

Como Itajaí pode perder o porto para o governo federal