A Anvisa liberou testes com a terceira dose da vacina da AstraZeneca, que deverão alcançar 10 mil voluntários em seis estados. Santa Catarina não está entre eles mas o Estado tem interesse em ser incluído na pesquisa, de acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macario.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
As vacinas serão aplicadas na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo, em um período de 11 a 13 meses após a segunda dose – ou seja, um ano depois. A intenção, segundo informação da Fiocruz, é avaliar o nível de proteção em relação à eventual chegada de novas cepas do novo coronavírus. Neste momento, a AstraZeneca é considerada eficaz em relação a todas as variantes que circulam no Brasil. Inclusive contra a variante Delta, que causa maior preocupação pela alta transmissibilidade.
SC contraria nota técnica ao antecipar a 2ª dose da vacina da AstraZeneca
Serão selecionados voluntários entre 18 e 55 anos que tenham alto risco de contágio, especialmente os profissionais de saúde. O estudo, em fase 3, aplicará vacinas em uma parte dos voluntários e placebo em outra, para avaliar a efetividade da dose extra.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid