O presidente Jair Bolsonaro (PSL) faz a primeira viagem oficial a Santa Catarina nesta quinta-feira (2). O destino é Camboriú, onde ele participará da abertura do 37º Congresso de Gideões Missionários, um encontro evangélico que reúne, anualmente, mais de 100 mil pessoas. A expectativa é que a comitiva, com 18 pessoas, chegue ao Aeroporto de Navegantes às 18h.

Continua depois da publicidade

O trajeto

Bolsonaro não sairá para o saguão: o helicóptero presidencial estará esperando para levá-lo até o estádio de Camboriú, que estará fechado.

Dali, a comitiva segue de carro até o ginásio onde ocorre o evento dos gideões. No teste oficial, o trajeto feito em três minutos. Seis carros e sete motos devem seguir em comboio até o ginásio.

A chegada de Bolsonaro ao evento é prevista para 18h40min. Ele seguirá para uma sala vip, onde será recebido pelo governador Carlos Moisés (PSL), o prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen (MDB), deputados e lideranças.

Quem vem

Entre os nomes previamente confirmados na comitiva presidencial estão o do ministro da Economia, Paulo Guedes, do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do deputado federal Marco Feliciano (PODE), e da líder do governo no Congresso, deputada federal Joice Hasselmann (PSL).

Continua depois da publicidade

Pelo menos 30 políticos de Santa Catarina confirmaram presença na abertura dos Gideões após a confirmação da vinda do presidente. São prefeitos, deputados e vereadores.

Ao vivo

Antes de subir ao palco dos Gideões, o presidente fará em Camboriú a “live”, vídeo ao vivo que transmite semanalmente por meio das redes sociais.

No palco

Bolsonaro sobe ao palco às 19h. Vai assistir à entrada das bandeiras, que marca o início oficial do evento, e falará ao público. Crianças do Caic do Bairro Monte Alegre, em Camboriú, que participam do projeto Sou Criança Sou Cidadão, da Polícia Militar, vão cantar o hino nacional.

Segurança

Um esquema especial de segurança foi preparado com 320 agentes do Exército, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), para atuar durante a passagem do presidente pelo Estado.

Continua depois da publicidade

Pela primeira vez, o ginásio Irineu Bornhausen, que sedia o evento, terá detectores de metais na entrada. O espaço, que comporta até 15 mil pessoas, será limitado a nove mil, para facilitar o trabalho da segurança.

A Polícia Militar usará câmeras de reconhecimento facial, que serão monitoradas remotamente em Balneário Camboriú. Cinco ficarão no entorno do ginásio, e outras 15 no lado de dentro. Todas as pessoas que entrarem no local terão os traços capturados pelas câmeras, que cruzam dados para identificar criminosos cadastrados e para localizar suspeitos. Outros detalhes da organização são mantidos em sigilo, para não comprometer o esquema.

De volta

A previsão é que Bolsonaro deixe o congresso de Gideões às 20h30min. A aeronave do presidente deve deixar o Aeroporto de Navegantes às 23h30min.

Essa é a primeira visita oficial de Bolsonaro ao Estado como presidente da República. Já no encontro de Gideões, ele já esteve em outras duas oportunidades. Na primeira, em 2018, recebeu uma prece sobre o abdômen (vídeo abaixo).

Continua depois da publicidade