Nas regiões Sul e Sudeste, Santa Catarina é o estado que está mais perto de recuperar o nível de emprego pré-pandemia no setor de alimentação, que inclui bares e restaurantes. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 2021 terminou com 74.340 trabalhadores formais no setor. O número está 6,6% abaixo de fevereiro de 2020 – último mês antes da pandemia de Covid-19, o que representa uma diferença de aproximadamente 5,2 mil empregos.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Nos estados vizinhos, a situação é ainda mais complicada. O Rio Grande do Sul, por exemplo, ainda está com déficit de 11,7% nas vagas de emprego. São Paulo, 11%. O Paraná também enfrenta dificuldades, com 9,3% menos trabalhadores agora do que antes da pandemia.
Na avaliação do Governo de Santa Catarina, a recuperação mais rápida do volume de vagas se deve ao fato do Estado ter sido o primeiro a adotar regramentos para reabertura do setor. Os dados também refletem a situação econômica do Estado, que em geral é mais estável. Mesmo assim, as empresas do setor seguem entre as mais afetadas pela Covid-19 e a crise econômica. Sete em cada 10 contraíram dívidas.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia mais
SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel
Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão
Maior prédio da América do Sul em Balneário Camboriú ganha revestimento de iate de luxo
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões