Nas regiões Sul e Sudeste, Santa Catarina é o estado que está mais perto de recuperar o nível de emprego pré-pandemia no setor de alimentação, que inclui bares e restaurantes. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 2021 terminou com 74.340 trabalhadores formais no setor. O número está 6,6% abaixo de fevereiro de 2020 – último mês antes da pandemia de Covid-19, o que representa uma diferença de aproximadamente 5,2 mil empregos. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nos estados vizinhos, a situação é ainda mais complicada. O Rio Grande do Sul, por exemplo, ainda está com déficit de 11,7% nas vagas de emprego. São Paulo, 11%. O Paraná também enfrenta dificuldades, com 9,3% menos trabalhadores agora do que antes da pandemia. 

Na avaliação do Governo de Santa Catarina, a recuperação mais rápida do volume de vagas se deve ao fato do Estado ter sido o primeiro a adotar regramentos para reabertura do setor. Os dados também refletem a situação econômica do Estado, que em geral é mais estável. Mesmo assim, as empresas do setor seguem entre as mais afetadas pela Covid-19 e a crise econômica. Sete em cada 10 contraíram dívidas. 

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade

Leia mais

SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel​

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Balneário Camboriú tem “disputa” de Cristiano Ronaldo e xeiques árabes por cobertura de R$ 50 milhões

Maior prédio da América do Sul em Balneário Camboriú ganha revestimento de iate de luxo

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões