O Republicanos passará por um rebranding a partir desta semana. O presidente estadual do partido, deputado federal Jorge Goetten, divulgou que todas executivas municipais serão destituídas para alinhar o projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL), em 2026. Na prática, estão no alvo lideranças locais que se opuseram ao “casamento” informal com o PL de Jorginho.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
O governador “tomou” o Republicanos em junho, após tratar diretamente com o presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira. Com a jogada, Goetten deixou o PL para assumir a presidência estadual.
O acordo previa adesão do Republicanos ao projeto de Jorginho nas eleições municipais, mas houve dissidência. Foi o caso de Itajaí, por exemplo, onde o Republicanos aderiu à candidatura do PSD, que disputou com o PL.
Goetten afirmou, desde que assumiu a presidência, que a parceria com o PL seria “no amor”. Mas resistências pontuais teriam irritado Jorginho.
Continua depois da publicidade
A rodada de destituições atingirá todas as executivas municipais, mas em algumas cidades os atuais presidentes serão reconduzidos ao cargo. Em nota à coluna, Goetten informou que “as novas executivas serão recompostas a partir daquelas que elegeram Prefeitos, Vices e Vereadores com compromisso do alinhamento com o Governador Jorginho Mello e também quem tem projetos para Deputado Estadual e Deputado Federal”.
O Republicanos tende a assumir a presidência da Câmara dos Deputados no ano que vem – o líder do partido, Hugo Mota, é o favorito para assumir o lugar de Arthur Lira.