O ministro dos Transportes, Renan Filho, convidou o governador Jorginho Mello (PL) e a bancada federal de Santa Catarina para apresentar no dia 19 de junho, próxima quarta-feira, a proposta de otimização contratual de duas rodovias federais concedidas à Arteris no Estado – a BR-116, entre PR e SC, e o trecho Norte da BR-101.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A reunião ocorrerá na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília, mas também poderá ser acompanhada pelas autoridades de forma remota.
Na prática, trata-se de uma proposta de repactuação dos termos contratuais, incluindo novas obras entre as obrigações da concessionária. Em troca, o governo federal pode aumentar o valor do pedágio ou ampliar o período de concessão.
VÍDEO: Pista cede e dois buracos se abrem na BR-101, no Morro dos Cavalos
Continua depois da publicidade
A análise foi feita pelo Ministério dos Transportes, com acompanhamento do Tribunal de Contas da União (TCU). Uma das obras que podem ser incluídas na repactuação é o túnel no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Em abril, um deslizamento de terra no local interrompeu a rodovia e deixou centenas de motoristas parados na estrada por quase 48 horas.
Também foram analisadas obras que prometem desafogar o trânsito em regiões críticas, como a nova ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, no trecho de Itajaí. Muitas das obras sob avaliação são requisitadas por entidades como a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Federação dos Transportadores de Santa Catarina (Fetrancesc).