Medicamentos do kit intubação, fundamentais para tratar pacientes graves com Covid-19, têm ficado retidos na Receita Estadual. O alerta é da OAB-SC, que nesta quarta-feira enviou um ofício à governadora interina, Daniela Reinehr, em que o presidente da entidade, Rafael Horn, pede providências.
Continua depois da publicidade
> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia
> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
No documento, a OAB relata que, no dia 30 de abril, 17 mil frascos do medicamento importado Rocurônio, que fazem parte do kit intubação e eram destinados ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, ficaram retidos e só foram liberados por ordem judicial, por meio de um mandado de segurança.
O problema ocorre por uma lacuna legal em relação a medicamentos importados. A lei que isentava esses remédios do recolhimento de ICMS de importação perdeu a validade em setembro do ano passado – e desde então, segundo a OAB, a Receita Estadual passou a reter a carga até o pagamento do imposto.
Continua depois da publicidade
> Venda de remédios do ‘kit covid’ nas farmácias de SC é a terceira maior do Brasil
A OAB ressalta, no ofício, que a atuação do fisco é correta, diante da legislação em vigor. Mas pede que o Estado atue para evitar que situações como a de Itajaí se repitam, e sugere alternativas de emergência. Uma delas é a edição de uma Medida Provisória que isente os medicamentos importados do kit intubação de ICMS. Ou, então, regular a cobrança do imposto de forma postergada – o que evitaria a retenção.
> Remédios do ‘kit intubação’ vêm em chinês e SUS teme confusão
– É uma situação que expõe os pacientes portadores de Covid-19 internados em hospitais ao risco de óbito. Com base na legislação que expirou, o fluxo de entrada desses medicamentos era normal no Estado, pois mesmo com desabastecimento nacional pela alta demanda, eles eram supridos por importação – diz Horn.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também:
Em ataque a creche de SC, professoras trancaram crianças na sala de aula para evitar mais mortes
Continua depois da publicidade
CPI da Covid estimula reabertura da CPI da Chapecoense no Senado
Como será a ordem de vacinação para gestantes e pessoas com comorbidades em SC
Estado define início e prioridades para vacinar pessoas com comorbidades
Não conseguiremos vacinar todos os brasileiros em 2021, diz ex-coordenadora do PNI
> A emocionante carta de despedida da filha ao pai que morreu de Covid em SC