O relator do processo que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o ministro Floriano de Azevedo Marques, que teve votos decisivos em ações recentes que envolvem o bolsonarismo e a política de Santa Catarina. Ele será o primeiro a fazer a leitura do voto, na sessão que começa às 19h nesta terça-feira (16).
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em junho do ano passado, Floriano Marques votou com a maioria dos ministros no julgamento que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve placar de cinco a dois.
Meses depois, em setembro, ele foi o relator do processo movido contra o governador Jorginho Mello (PL) pelo financiamento das campanhas femininas nas eleições de 2022. Deu voto favorável a Jorginho e foi seguido pelos demais ministros, numa decisão unânime.
Seif evita críticas a Alexandre de Moraes em véspera de julgamento de cassação no TSE
Continua depois da publicidade
Floriano de Azevedo Marques é bastante próximo de Alexandre de Moraes, que o indicou para a vaga de ministro no TSE. Ele ocupa a cadeira que foi da ministra Maria Claudia Pinheiro, que hoje integra a banca de advogados de Jorge Seif.
Moraes e Marques têm em comum a trajetória na Universidade de São Paulo (USP). Ambos lecionam no Largo São Francisco – ex-diretor da Faculdade de Direito da USP, Marques é titular de uma cadeira no Departamento de Direito Público. Alexandre de Moraes é professor associado do Departamento de Direito do Estado – foi aprovado na semana passada na banca para professor titular.
Em que resultado de Moro interfere no processo que pede cassação de Jorge Seif
Uma curiosidade: Para além da conversas de gabinete, o ministro Floriano Marques teve um encontro público recente com o senador Jorge Seif. Ele participou de um evento no Senado em que Seif era o mediador. Quem acompanhou, disse que o clima foi muito positivo.
Leia também
Banco Mundial aprova financiamento inédito para BRT e túnel subaquático em SC
Prefeita do PL de SC ganha “aceno” de Lula em gesto à oposição bolsonarista
OAB vai defender PEC no Congresso contra decisões de Moraes no STF
Fiesc procura Alckmin para solucionar prejuízos em série nos portos de SC