Escalado como relator da prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil) na Comissão de Comissão e Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), como publicado na coluna de Anderson Silva, o deputado catarinense Darci de Matos (PSD) já decidiu qual será o teor de seu parecer. Ele disse à coluna nesta tarde que apresentará relatório favorável à manutenção da prisão do parlamentar.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Escolhido pela presidente da CCJ, a também catarinense Carol de Toni (PL), Darci de Matos é próximo do presidente da Casa, Arthur Lira, e um dos mais experientes parlamentares de SC na relatoria de projetos de peso. Foi dele a relatoria de propostas como a Reforma Administrativa e a PEC dos Precatórios.
Deputado de SC será o relator da prisão do suspeito de mandar matar Marielle
A indicação para a relatoria fez Darci de Mattos mudar a agenda. Ele adiantou a ida a Brasília para esta segunda-feira (25), e passará as próximas horas finalizando o relatório, que deve ser apresentado à CCJ nesta terça.
Continua depois da publicidade
Hoje deputado, Chiquinho Brazão foi vereador no Rio de Janeiro no mesmo período de Marielle. Segundo a PF, a principal motivação do assassinato da vereadora, revelada neste domingo (24), envolve a disputa em torno da regularização de territórios no Rio de Janeiro.
Trechos da investigação lidos pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, citam a divergência entre Marielle Franco e o grupo político do então vereador Chiquinho Brazão em torno do Projeto de Lei (PL) 174/2016, que buscava formalizar um condomínio na Zona Oeste da capital fluminense.
A PF fala em uma “reação descontrolada” de Chiquinho Brazão pelo resultado apertado da votação do projeto no plenário da Câmara Municipal. Segundo o relatório da polícia, o crime teria começado a ser preparado ainda no segundo semestre de 2017.
Leia mais:
Como no caso Marielle, em SC “advogado do tráfico” fez livro sobre lavagem de dinheiro
Prédio high tech em SC terá segurança feita por Inteligência Artificial
Advogados de SC representam Bolsonaro e Michelle contra Lula por móveis do Alvorada
O que diz a tese jurídica que afasta nova eleição em SC se Seif for cassado