A reunião entre os governadores da região Sul com o relator da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), agendada para a próxima segunda-feira (11), em Florianópolis, foi cancelada. O encontro será adiado a pedido do próprio senador, por motivos de saúde.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo o gabinete de Eduardo Braga, o senador teve recomendação médica para ficar em repouso e evitar grandes deslocamentos para tratar um problema de joelho, consequência de uma queda há algumas semanas. Ele vinha mantendo a maior parte da agenda em Brasília e chegou a cumprir um roteiro em São Paulo há poucos dias, mas seu estado piorou.
Jorginho usa tom ponderado para defender mudanças na Reforma Tributária no Senado
A agenda foi articulada pelo governador Jorginho Mello (PL), após a reunião dos governadores para tratar sobre a Reforma Tributária no Senado. O governo do Estado deve marcar um novo encontro.
Continua depois da publicidade
Na reunião conjunta, estariam presentes o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). A ideia é discutir em conjunto os pontos do texto em discussão no Senado que preocupam os três estados.
Arrecadação aumentará em SC com Reforma Tributária, mas abaixo da média
O governador Jorginho Mello adiantou à coluna que, entre as questões de atrito, estão por exemplo a distribuição da arrecadação para os estados levando em conta o índice populacional – o que deixa os estados do Sul em desvantagem. Outra preocupação diz respeito ao Fundo de Desenvolvimento Regional, que será distribuído de acordo com a demanda por ações sociais. Jorginho avalia que a função do Fundo deveria ser ampliada.
Leia mais:
Como é a proposta de Jorginho para reduzir desconto de 14% dos aposentados
Nova atração em Itapema promete onda de valorização imobiliária
Imóveis em SC valorizam até quatro vezes mais que a média nacional
Estaleiro que constrói navios bilionários da Marinha em SC é premiado