O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, confirmou participação na reunião com os reitores de universidades e institutos federais convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana. O assunto em debate serão as novas perspectivas para o ensino superior no país. O encontro ocorre nesta quinta-feira (19), às 10h, no Palácio do Planalto, e deverá contar também com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O reitor Irineu esteve em Brasília para a posse do presidente Lula e transmissão de cargo no Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, manifestou esperança de que a educação e os reitores fossem valorizados na nova gestão federal. As universidades e institutos federais vêm sofrendo com os cortes de recursos, que levaram as instituições a iniciarem o ano “no vermelho”.

Veja cronologia dos ataques golpistas em Brasília e das medidas tomadas por autoridades

– Esperamos que haja recomposição dos orçamentos e garantia de recursos para a educação, assim como para a ciência e tecnologia, para que as instituições possam continuar a colaborar com o desenvolvimento nacional. E também que haja a retomada do diálogo entre o MEC e os reitores na tomada de decisões importantes – disse na ocasião o reitor da UFSC.

Continua depois da publicidade