O Centro de Pesquisas Oncológicas Dr. Alfredo Daura Jorge (Cepon) recebeu nesta semana um novo tomógrafo. Para instalar o novo equipamento, será necessário desmontar o antigo aparelho. A desmontagem começou nesta sexta-feira (2) e o processo deve levar cerca de 10 dias. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nesse período, os exames eletivos serão reagendados. Já os exames de urgência e emergência serão transferidos para uma clínica contratada. A estimativa é que o novo equipamento esteja em funcionamento em setembro.

Com investimento de R$ 1,3 milhão em recursos do Governo do Estado, o equipamento foi importado pela Fahece, organização social que faz a gestão da unidade.

Atualmente, o Cepon realiza 1,1 mil tomografias por mês. O atual equipamento já estava em uso há 16 anos e demandava manutenções constantes. Era um tomógrafo de quatro canais, e o novo terá 64 canais, o que significa mais rapidez nos procedimentos e qualidade de imagem.

Continua depois da publicidade

O Cepon é o serviço público de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina. Gerido pela Fahece há mais de 28 anos, é também o Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil.

Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS

Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz