O Procon de Santa Catarina notificou a rede de fast food Burger King para que informe se treina seus funcionários para atender pessoas com deficiência. O órgão de defesa do consumidor enviou o questionamento após receber denúncia de um atleta da Federação Catarinense de Desportos de Surdos, que foi identificado como “mudo” no ticket emitido para a conferência do pedido em uma loja da rede no Shopping Villa Romana, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O ticket é emitido no momento da compra e costuma trazer o nome do consumidor, para que seja chamado quando o pedido estiver pronto.
O Procon quer que a empresa informe se o atendente que emitiu o ticket tinha conhecimento da deficiência do consumidor, se há funcionários capacitados para atender pessoas com deficiência – nesse caso específico, apto a se comunicar em Libras – e como é feito o atendimento nas lojas da rede.
Balneário Camboriú mantém Réveillon com queima de fogos na praia
Continua depois da publicidade
– A falta de respeito é latente na nossa sociedade. Porém, no âmbito profissional, em relações de consumo, não podemos admitir este tipo de atitude. Por isso o Procon está cobrando explicações da empresa – diz Tiago Silva, diretor estadual do órgão.
Segundo ele, a notificação leva considera que a política nacional de relações de consumo leva em conta a necessidade, o respeito à dignidade e o reconhecimento à vulnerabilidade do consumidor. O Burger King tem prazo de 10 dias para se manifestar.
Acordo costurado pelo TCE libera Estado para abertura do Centro de Eventos de Balneário Camboriú
Em nota, a empresa lamentou o fato e informou que reforçou as orientações aos funcionários.
“O Burger King lamenta o ocorrido e reforça que repudia toda e qualquer forma de discriminação, seja com seus clientes ou com seus colaboradores. No BK, todos são bem-vindos e serão tratados de forma igualitária. Ressaltamos que todos os colaboradores passam por treinamentos de conduta e sensibilização sobre a importância da diversidade e do respeito ao próximo.
A gestão da unidade franqueada onde o caso ocorreu reforçou essas orientações com toda a equipe para que situações como essa não voltem a acontecer. O Burger King também busca contato com o cliente e se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais”.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú