Este é um dos recordes difíceis de engolir: Itajaí é, proporcionalmente, a cidade de SC que tem mais denúncias de violência contra a mulher. Foram 1042 em 2018, para uma população de 215 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

A Rede Catarina, da Polícia Militar, que faz patrulhas específicas para casos que envolvem a Lei Maria da Penha, tem 517 acompanhamentos de medidas protetivas na cidade, numa tentativa de reduzir as ocorrências.

Mais de um quarto das vítimas de violência doméstica em Itajaí tem menos de 26 anos. Em muitos casos, tanto a vítima quanto o agressor sequer chegaram à maioridade.

Ação

As estatísticas servem de alerta – mas, sozinhas, não provocam mudança. Foi o que fez o 1º Batalhão da PM mudar o foco de atuação. Ao se debruçarem sobre os números, os policiais entenderam que era preciso ir além e trabalhar na prevenção.

O Batalhão desenvolveu palestras educativas para atingir potenciais vítimas e agressores de diferentes perfis _ especialmente os mais jovens. O trabalho já passou por algumas das principais empresas da cidade, e passará a ser feito também em escolas.

Continua depois da publicidade

A polícia também se colocou à disposição da Justiça para apresentar a palestra, uma vez por mês, aos envolvidos nesse tipo de ocorrência.