A Alfândega da Receita Federal no Porto de Itajaí localizou, nesta quinta-feira (28), 128,4 quilos de cocaína dentro de dois contêineres que embarcariam em um navio para a Líbia, no Norte da África. A droga estava escondia em sacos de milho – um tipo de carga incomum no Complexo Portuário do Itajaí-Açu.

Continua depois da publicidade

O destino também não é usual nesse tipo de crime, ao menos nos portos catarinenses. Via de regra, as cargas de cocaína descobertas no Estado embarcariam para a Europa.

O caso será investigado pela Polícia Federal. A apuração poderá indicar se a descoberta aponta para uma nova rota do tráfico internacional de drogas, ou se os contêineres seriam desviados e retirados do navio em outro local.

Análise de risco

A Receita descobriu a tentativa de tráfico internacional por meio de análise de risco. É um procedimento que indica se a carga pode ser liberada automaticamente, ou se passará por algum procedimento de avaliação. Como havia suspeitas, os contêineres foram abertos.

A cocaína foi localizada com ajuda do cão farejador da Receita. A droga estava dividida em tabletes, embalados em plástico.

Continua depois da publicidade

Esta é a terceira apreensão de cocaína feita pela Receita Federal no Complexo Portuário do Itajaí-Açu este ano. Foram recolhidas, no total, 1,17 toneladas de drogas.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​