Nas três maiores cidades de Santa Catarina – as únicas onde há chance de disputa de segundo turno – as estratégias dos candidatos do PT na estreia do programa eleitoral na TV foram diferentes. Lela iniciou com uma foto de Lula em Florianópolis. Ana Paula Lima, em Blumenau,  e Carlito Merss, em Joinville, dispensaram a imagem de Lula na largada.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Essas escolhas apontam para o tom que cada candidato deve dar à campanha. Em Florianópolis, Lela tentará nacionalizar a eleição. Na segunda-feira, a campanha lançará um vídeo de 30 segundos em que Lula fala diretmente aos eleitores: “Agora é o momento de escolher quem vai conduzir sua cidade pelo caminho correto. Vote em Lela”.

Essa imagem será usada na propaganda eleitoral, nos intervalos da programação de rádio e TV. Está claro que, com a esquerda dividida em Florianópolis, e o PSOL disputando o segundo lugar nas pesquisas com o PSDB, o PT tentará captar para si o eleitor que votou em Lula em 2022. O presidente fez 46% dos votos válidos na Capital.

Em Blumenau e Joinville, os dois candidatos já estão veiculando vídeos com Lula na propaganda eleitoral, nos intervalos. Mas a proposta na largada do horário eleitoral gratuito foi puxar a disputa para a cidade, distanciando – pelo menos por enquanto – da polarização nacional. Ana Paula disse que “esta é uma eleição sobre Blumenau”, e mostrou obras que levaram assinatura do PT na cidade.

Continua depois da publicidade

Carlito Mers fez o mesmo caminho. O primeiro programa eleitoral cita todas as obras e projetos feitos pela gestão dele quando prefeito da maior cidade de Santa Catarina.

Os próximos programas indicarão se as estratégias podem se alternar no decorrer da campanha. Nas maiores cidades de Santa Catarina, as campanhas são tocadas pelo diretório nacional do PT.