Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados nesta segunda-feira em Brasília, na sede do Tribunal Superior Eleitor (TSE). A cerimônia será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e terá um forte esquema de segurança.
Continua depois da publicidade
Lula será diplomado pelo TSE nesta segunda; entenda processo
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O auditório terá um número limitado de participantes. A coluna apurou que pelo menos quatro catarinenses participação da cerimônia entre as autoridades: o presidente do PT em Santa Catarina, Décio Lima, o senador Dário Berger (PSB) e os deputados federais eleitos Pedro Uczai (PT) e Ana Paula Lima (PT).
O TSE instalou telões em uma área contígua, onde outros apoiadores de Lula e Alckmin acompanharão a diplomação. A expectativa é que o evento dure cerca de uma hora e meia, e conte com discursos de Lula e de Moraes.
Continua depois da publicidade
A diplomação é uma exigência da legislação eleitoral, e marca o encerramento oficial das eleições, com o reconhecimento de que o processo ocorreu com lisura e que os eleitos têm condições de tomar posse a partir de janeiro.
O prazo final para diplomação é 19 de dezembro, mas a data foi adiantada a pedido de Lula. A cerimônia ocorre em meio à contestação do resultado das eleições presidenciais por grupos bolsonaristas.
Leia também
Diplomação de Lula como presidente eleito consolida vitória nas urnas; veja como será
Hospital Universitário não recebeu verbas de custeio do governo federal em dezembro