A Polícia Federal divulgou nesta quarta-feira (27) a prisão de um uruguaio por tráfico internacional de drogas, que era procurado pela Interpol. Trata-se de Diego Nicolás Marset Alba, 22 anos, considerado um dos maiores narcotraficantes do Uruguai. Ele é foragido da Justiça no Paraguai, onde tem um mandado de prisão preventiva em aberto por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Incluído na Divisão Vermelha da Interpol, o uruguaio vinha se escondendo em diversos países da região há mais de um ano. Ele foi localizado em um condomínio em Foz do Iguaçu – estava no Brasil para acompanhar o nascimento do filho.
Diego integra uma família ligada a um dos grandes cartéis da América do Sul, apontada como um importante elo do envio de drogas à Europa. Ele é irmão de Sebastian Marset, um dos traficantes mais procurados das Américas.
Continua depois da publicidade
Sebastian é um dos suspeitos do assassinato e um promotor de Justiça do Paraguai em maio de 2022. Marcelo Pecci estava em lua-de-mel e foi morto na frente da mulher.
Segundo informações divulgadas pela PF, os irmãos Marset integram o Primer Cartel Uruguayo, organização conhecida pelo alto poder financeiro. A quadrilha chegou a cooptar agentes da Interpol paraguaia – três policiais foram presos no fim de novembro.
Segundo as investigações, Diego atuava como intermediário do irmão em constantes viagens da Bolivia para o Paraguai. Ele cuidava das transações do cartel e dos pagamentos da organização criminosa.
Quem é o britânico chefão do tráfico na Europa que vivia secretamente em Balneário Camboriú
A polícia paraguaia divulgou que aguarda a extradição de Diego. O irmão, Sebastian, segue foragido e é procurado pela europeia Europol, pelo norte-americano DEA e pela Interpol.
Continua depois da publicidade
O mandado de prisão contra Diego Marset foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumprido pela Cooperação Internacional da PF (CGCPOL/DCI).