Em Balneário Camboriú, cidade que deu uma vitória maiúscula a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022, foi a mais visitada em Santa Catarina pelo ex-presidente e sediou a versão nacional do congresso conservador CPAC, um vereador do PT esbarrou na votação do filho zero-quatro do ex-presidente, Jair Renan (PL). O petista promete à sua base eleitoral ser um calo no sapato do mais novo Bolsonaro a ingressar na política.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

— Vou fazer ele falar na Câmara — provocou em uma entrevista na última semana, lembrando que Jair Renan foi proibido pelo pai de discursar em um comício durante a campanha.

Eduardo Zanatta (PT) foi, proporcionalmente, o vereador de esquerda mais votado nas grandes cidades de Santa Catarina, com quase 4% dos votos. Reeleito com 2.568 votos, fez quase quatro vezes a votação que alcançou em 2020, quando se elegeu pelo PDT, e foi o terceiro mais votado da cidade, atrás apenas de Jair Renan (3.033 votos) e Victor Forte (2.888).

MDB sai da eleição “mordido” com Jorginho e quer discutir relação

Continua depois da publicidade

— Mostramos que existe resistência em Balneário Camboriú — afirmou, logo após a vitória.

Quem é Eduardo Zanatta


As principais pautas de Zanatta incluíram tarifa zero – medida posteriormente adotada pela prefeitura do PL – cannabis medicinal e desenvolvimento sustentável no município que tem os maiores arranha-céus residenciais da América Latina.

Eleições municipais mostram derretimento da esquerda em SC

Zanatta está longe de ser um novato na política. Aos 39 anos, é formado em Relações Internacionais e fez mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Udesc, além de ter sido assessor parlamentar. Presidiu o Conselho Municipal de Juventude de Balneário Camboriú em 2014, e atua como delegado em conferências nacionais e internacionais de políticas de juventude. É voluntário na Associação dos Haitianos de Balneário Camboriú e pesquisador do Observatório das Migrações de Santa Catarina, em Florianópolis.

Jair Renan Bolsonaro faz estreia na política

Continua depois da publicidade

Jair Renan Bolsonaro fará oposição a prefeita do PSD em Balneário Camboriú

Uma das novas lideranças da esquerda na região, Zanatta ganhou projeção nacional ao ser chamado por alguns dos principais jornais do país, ainda durante a campanha, a falar sobre a perspectiva de embates com o filho zero-quatro de Bolsonaro na Câmara em Balneário Camboriú, cidade com eleitorado majoritariamente conservador. Com a perspectiva de polarização, é um nome a ser olhado de perto para 2026.

Leia também

Eleições mostram direita dividida em SC e dão sinais para corrida pelo governo em 2026

Pós-eleição tem três retornos ao primeiro escalão do governo de Blumenau

SC não quer cobrar novo DPVAT – e agora?