Quatro municípios de Santa Catarina estão na lista das cidades que receberão Unidades Básicas de Saúde de porte 5 do Ministério da Saúde: Araquari, Blumenau, Florianópolis e Indaial. Esses são os maiores “modelos” de postos de saúde, com mais infraestrutura e capacidade. Cada unidade é projetada para no mínimo cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e cinco de Saúde Bucal.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As obras integram as 38 Unidades Básicas de Saúde Porte 5 anunciadas dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Os postos terão uma área construída de cerca de 1.000 m², distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos.
A ideia é que, com espaços mais amplos, possam oferecer serviços ampliados e interativos de saúde e bem-estar. Um exemplo é a unidade do bairro Consolação, em Vitória (ES), que atende atualmente 13.669 pessoas cadastradas.
– As unidades terão o que há de mais moderno, desde a questão da reutilização da água até a iluminação, com as hortas que estão incluídas e principalmente um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores, quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo SUS – diz o secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.
Continua depois da publicidade
Com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as autoridades sanitárias municipais poderão utilizar um processo simplificado para avaliar o projeto, o que facilitará a execução das obras e a oferta de serviços de saúde.