O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, feito anualmente pela consultoria Urban Systems para a revista Exame, traz quatro cidades catarinenses entre as 50 primeiras no país. Florianópolis (24ª), Balneário Camboriú (35ª), Itajaí (36ª) e Tubarão (50ª) integram a lista, que considera índices de desenvolvimento econômico, capital humano, desenvolvimento social e infraestrutura. Vitória, capital do Espírito Santo, lidera o ranking.

Continua depois da publicidade

Entre os municípios catarinenses, Itajaí foi a única cidade a ter subido posições na lista da Urban Systems. Saltou 10, do 46º lugar em 2017 para o 36º em 2018. Florianópolis teve a maior queda _ era a 6ª em 2017, e passou o 24º lugar em 2018.

Desenvolvimento econômico

Nas análises de cada indicador, os municípios catarinenses têm destaque em setores diferentes. Itajaí aparece entre as primeiras da lista em desenvolvimento econômico _ passou do 45º, em 2017, para o 9º lugar na lista. Balneário Camboriú teve uma ligeira queda de posições, mas manteve-se entre as 20 primeiras – passou do 11º para o 17º lugar.

Desenvolvimento social

Balneário Camboriú tem seu melhor posicionamento em desenvolvimento social. É a segunda do país, atrás apenas de São Caetano do Sul (SP). Aliás, nesse quesito, é a única cidade catarinense entre as 10 mais _ todas as outras são do estado de São Paulo.

Em infraestrutura, Balneário também é destaque. Saltou da 63ª posição, em 2017, para o 17º lugar. A melhor classificação entre os municípios catarinenses.

Continua depois da publicidade

Capital humano

Florianópolis, por sua vez, é destaque nacional em capital humano. Ocupa o 2º lugar, uma posição acima do ranking de 2017.