O Partido dos Trabalhadores protocolou uma ação na Justiça contra Luciano Hang, por calúnia e difamação. O PT responsabiliza o empresário catarinense pelo sobrevoo de aviões de propaganda, em Santa Catarina, com faixas que carregam mensagens anti-Lula. A ação foi movida na 2ª Vara Cível de Navegantes, cidade de onde é feito o controle de aeronaves na região.

Continua depois da publicidade

O primeiro voo ocorreu em novembro, em Balneário Camboriú, e a ação tem se repetido neste período de alta temporada nas praias catarinenses. A aeronave que carrega a faixa é a mesma que presta serviço para a Havan – mas Luciano Hang não confirmou publicamente ter sido o autor da ação.

No dia 1º de dezembro, no entanto, o empresário informou, no Twitter, que iria patrocinar um avião para "passar com mensagens patriotas pelo Litoral de SC".

Em novembro, a própria empresa de propaganda aérea informou ter patrocinado o sobrevoo, que custou R$ 2,5 mil. Na ocasião, o empresário dono da aeronave, que não quis se identificar, disse que não é filiado a nenhum partido, mas quis mostrar indignação com a "impunidade no Brasil" e apoiar Luciano Hang – "quis mostrar que ele não está sozinho", afirmou.

As ações que vêm ocorrendo no mês de dezembro teriam sido patrocinadas por um grupo anônimo de empresários.

A ação do PT tem pedido de indenização por danos morais e tutela inibitória. Pede a proibição das mensagens pelas praias brasileiras, e que Hang seja responsabilizado pela iniciativa.

Procurado, o advogado de Hang, Fábio Roberto de Souza, disse que tomou conhecimento da ação pela imprensa e que não pode comentá-la porque o empresário ainda não foi citado. "Teria que saber o conteúdo, que provas juntam e o que o PT pretende mais uma vez contra Luciano Hang".

Continua depois da publicidade

O empresário ainda não se manifestou sobre o caso.