As pesquisas não têm sido animadoras para o PT em Santa Catarina, mas o partido aposta no fenômeno do “voto silencioso” para manter a expectativa de chegar ao segundo turno no Estado. No vocabulário eleitoral, trata-se de um contingente de votos não declarados, que pode aparecer na votação para valer. 

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

O voto silencioso seria resultado de um receio do eleitor em admitir a escolha diante da fama de estado bolsonarista de Santa Catarina. A análise otimista dos petistas leva em conta a receptividade da campanha de Décio Lima nas viagens pelo Estado.

A avaliação do partido é que a intenção de votos do ex-presidente Lula – e de Décio – também pode aumentar como resultado das denúncias envolvendo a família Bolsonaro que saíram nos últimos dias na imprensa nacional, como a compra de dezenas de imóveis em dinheiro vivo. A leitura é de que suspeitas de corrupção afetem o eleitorado de SC.

Continua depois da publicidade

> Urna eletrônica: entenda o caminho da fabricação ao processamento do voto

Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS

Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

O que você precisa saber antes de votar

Leia mais:

Ânderson Silva: nova onda Bolsonaro em SC agita bastidores

A fala de Luciano Hang que incomodou a PF após operação

O protagonismo de Késia na campanha de Carlos Moisés